segunda-feira, 11 de junho de 2007

Bagaço de cana deve produzir energia equivalente a meia Itaipu


Segundo mercado, patamar de produção deve ser atingido até 2030. Produção de energia com bagaço deve crescer 13 vezes nas próximas duas décadas.


Até 2030, a energia produzida a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar deve chegar a 6,5 mil megawatts, equivalente à geração de meia Itaipu , ou de seis usinas nucleares. A afirmação foi feita nesta semana por Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Se confirmado, esse crescimento - de 13 vezes em relação ao quadro atual, de 500 megawatts - será maior que a própria produção da cana-de-açúcar. Isso porque a EPE espera uma safra de 1,141 bilhão de toneladas de cana em 2030, ante as 468milhões de toneladas previstas para a safra 2007/08. Já a produção de álcool, no período, deve crescer para 66 bilhões de litros. Hoje, são produzidos 20 bilhõesanuais. As usinas térmicas representam hoje 15,2% do total da geração de energia elétrica do país. Desse percentual, 30% tem origem nas usinas a biomassa (bagaço de cana, licor negro da indústria de papel e celulose e outros resíduos). Em todo o país, 229 usinas geram energia a partir do bagaço de cana.
Fonte: G1 (para ler a íntegra, clique no título)

Entre "Navalhas", "Xeque-Mates" e "Hurricane´s"




Vejam a notícia veiculada no sítio: www.videversus.com.br nesta manha de segunda-feira:




TARSO GENRO VAI TER DE EXPLICAR AVISO DADO A COMPADRE DE LULA
O ministro da Justiça, Tarso Genro, será convocado à Câmara dos Deputados pelo líder do PSDB, deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (SP), para falar sobre a denúncia de que o amigo e compadre do presidente Lula, Dario Morelli Filho, teria sido alertado sobre o monitoramento dos envolvidos na Operação Xeque-Mate. (para ler a íntegra, é só clicar no título desta postagem)




Começo a concordar com Roberto Jefferson que exprimiu sua opinião sobre o governo Lula em seu blog: http://blogdojefferson.com/index.aspx#:




O governo Lula está podre moralmente - peço licença ao Mangabeira para manter minha opinião. É o mais corrupto da história. Acertou na economia, mantendo o que Collor começou (abertura comercial) e FHC aprimorou (estabilidade econômica). Mas a vida pede mais. E Serra já percebeu. Seu banco de fomento paulista vai financiar o desenvolvimento, com R$ 1 bilhão iniciais (alavanca R$ 3 bi). Há futuro nessa oposição, porque tem foco nos resultados e não na retórica. O banco pega na veia do BNDES de Lula, administrado ideologicamente.




Só há manutenção deste governo, porque o brasileiro é muito pacífico, acreditando em qualquer desculpa para corrupção e impunidade dos políticos e péssimos gestores públicos.

ICMS sobre a TUSD em energia solar é tema infraconstitucional, decide STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, definiu que a discussão sobre a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sist...