quarta-feira, 20 de junho de 2007

1º CONGRESSO DO “CENTRO-OESTE BRASILEIRO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA”

Será realizado nos dias 06 a 10 de agosto de 2007, e contará com a participação de especialistas renomados sobre o assunto no Brasil, trazendo informações e discussões atuais sobre as tecnologias para redução de gases do efeito estufa e sobre o panorama nacional com enfoque no centro-oeste sobre às Mudanças Climáticas. O evento abordará perspectivas e oportunidades para geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam o MDL, além da mitigação, redução dos impactos, vulnerabilidade e adaptação às Mudanças Climáticas.
Demonstrando uma atitude ambientalmente responsável, o evento fará a adesão ao projeto “Carbono Limpo” por meio da doação de um painel de energia solar para comunidade local, visando a redução das emissões e ou a eficiência energética. Com a doação desse equipamento, o evento estará reduzindo parte das emissôes de GEEs.
O evento tem como público alvo a academia, empresas, órgãos governamentais e não governamentais, universidades, profissionais liberais e aos interessados em contribuir com a “Mudança de hábitos, conservando o clima” .

POLÍCIA FEDERAL MOSTRA INCONSISTÊNCIAS EM DOCUMENTOS DE RENAN CALHEIROS

Inconsistência de dados e incompatibilidade na cronologia entre as datas das operações de venda de gado com os cheques de pagamento e os recibos impediram a Polícia Federal de atestar como autênticos os documentos entregues pelo presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para comprovar a origem do dinheiro da pensão paga à jornalista Mônica Veloso, com quem ele tem uma filha. Por conta dessas deficiências, a Polícia Federal deixou de emitir um laudo conclusivo. Entregue na noite desta terça-feira ao presidente do Conselho, senador suplente (sem voto) Sibá Machado (PT-AC), o relatório não descarta a hipótese de que os documentos possam ter sido maquiados. "É preciso ter mais elementos para dizer se os documentos são ou não autênticos, ou se houve adulterações", disse um perito que teve acesso à análise. A perícia é assinada pelo chefe do setor, Clênio Beluco, que já atuou em vários casos relevantes, como o inquérito Mensalão/Correios, que investigou um esquema de fraudes em licitações e caixa 2 na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e o dos Sanguessugas, que investigou a máfia das ambulâncias superfaturadas, adquiridas com emendas de parlamentares. Dos vários quesitos de perícia analisados, apenas um confere: a assinatura de Renan nos recibos e outros documentos. Todos os demais precisam de "análise mais acurada", conforme a fonte. Ou seja, não é possível analisar se houve venda de gado e, em tendo havido, quantos bois saíram do pasto para o açougue. Também não foi possível confirmar se é verdadeira a informação das Guias de Trânsito de Animais (GTAs), os registros da fazenda e outros documentos relativos ao tamanho do rebanho das fazendas do senador e quantos bois foram comercializados. Feito às pressas, a partir do sábado passado, o trabalho envolveu seis peritos de Brasília e um de Alagoas, que fez diligências na Secretaria da Fazenda e no Departamento de Inspeção Animal. Caso o Senado autorize uma perícia completa, será checada também a idoneidade das empresas que forneceram recibos, notas e outros documentos repassados ao Conselho de Ética do Senado por Renan.



Fonte: VideVersus

Simon pede em plenário para Calheiros renunciar


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu nesta terça-feira em plenário a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em função das acusações que vem enfrentando.Simon acredita que não há mais como Calheiros continuar no cargo. “Ele não pode continuar. O senador Renan tem que ter esse gesto de grandeza de renunciar ao mandato de presidente do Senado. É o Senado que está sangrando. Ele (Calheiros) foi se desgastando, chegando a um determinado momento em que a explicação não convence”, concluiu o peemedebista.O senador gaúcho lembrou que o colega Jefferson Perez já havia pedido a saída do presidente do Senado. “O senador Jefferson Perez (PDT-AM) já havia pedido isso (o afastamento). Levei mais tempo porque fiquei na expectativa”, disse Simon.O peemedebista fez as declarações após um depoimento mais cauteloso do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pediu mais responsabilidade aos parlamentares brasileiros.

Fonte: Jornalista Diego Casagrande

RENAN CALHEIROS DIZ QUE NÃO PENSA EM DEIXAR PRESIDÊNCIA DO SENADO


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou nesta terça-feira que a idéia de renunciar ao cargo de presidente do Senado "jamais" lhe passou pela cabeça. Pouco antes de sua declaração, a sua renúncia ao cargo fora pedida, em Plenário, pelo senador gaúcho Pedro Simon, do mesmo partido que Renan. Disse Renan: "Se sinto pressão? Só de vocês”, referindo-se aos jornalistas. "Tenho absoluta certeza de que a verdade prevalecerá", afirmou Renan. Sobre o senador pesa a suspeita de que a pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, teria sido paga por um lobista da empreiteira Mendes Júnior. O senador argumenta que pagava a pensão com recursos próprios, provenientes de venda de gado da fazenda que possui em Muricy, no Estado de Alagoas. Fonte: VideVersus

ICMS sobre a TUSD em energia solar é tema infraconstitucional, decide STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, definiu que a discussão sobre a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sist...