O Airbus A32 da TAM, de prefixo PT MBK, que se chocou na terça-feira contra um prédio no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tinha problemas no reversor da turbina direita desde a última sexta-feira, dia 13. Segundo informações do Jornal Nacional, o problema foi detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião. O reversor faz parte do sistema de frenagem de uma aeronave. Em vez de recolher o avião para conserto, a TAM preferiu apenas desligar o reversor da turbina direita e manter o a aeronave voando, porque, supostamente, o manual do fabricante do avião diz que o Airbus poderia continuar voando por mais dez dias. Ocorre que esse avião operava em um aeroporto com pista curta e com problemas quando chove. O reversor de turbina e sistema amplamente necessário em Congonhas. A constatação desse problema já flagra o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, em criminosa mentira. Na entrevista coletiva de quarta-feira, ele disse que o Airbus A320 prefixo PT MBK estava em perfeitas condições técnicas. Resultado: era mentira, não estava. Na segunda-feira, dia 16, o mesmo Airbus A320 só conseguiu parar "no limite" da pista do mesmo aeroporto de Congonhas onde cairia no dia seguinte. Também foi uma falha no reverso que fez cair o Fokker 100 da TAM, em outubro de 1996, que matou 99 pessoas após decolar no mesmo aeroporto de Congonhas.
Fonte: VideVersus
Comentário: Olha, só de ler isso aí me deu náuseas. Se isto for verdade, o mínimo que podemos fazer é boitocar essa empresa. Estamos à mercê de verdadeiros ônibus aéreos de 5ª!!! Sem qualquer manutenção. Saudades da velha gaúcha VARIG!!!