Recentes notícias, dão conta do grau de perversidade com que alguns políticos, eleitos pela população leopoldense, estão tratando a democracia e liberdade de expressão consagrada por nossa Constituição Federal de 1988.
Na rede social denominada Facebook, vislumbrei a covardia e o baixo nível com que tratam o único candidato que se opõe à atual forma de governo de nossa cidade. De uma forma leviana e até mesmo criminosa, divulgam notícias caluniosas e ausentes de qualquer indício de veracidade com o intuito único de enganar os eleitores leopoldenses.
Eu acredito na democracia, acredito nos valores sociais e cristãos. Acredito que todos devem ter a liberdade de expressão e de opiniões, mas o que está se desenhando em nossa realidade política, é um verdadeiro escândalo e mais, um deboche à inteligência de qualquer cidadão leopoldense que possui o mínimo de respeito com a história de nosso município.
Será que todos são culpados antes mesmo de existirem inquéritos policiais, processos judiciais e condenações criminais?
A resposta é NÃO, pois em nosso país existem princípios constitucionais que asseguram o direito à defesa, bem como que todos são considerados inocentes até que exista condenação judicial com o transcurso do prazo recursal.
Será imaginável que alguém acredite que o caos na saúde pública de nosso município é desencadeado por alguns médicos que não cumprem seu papel?
Ora, mas se o médico que é funcionário do município não cumpre seu papel, a culpa maior é de quem? DO EMPREGADOR!!! Quem é o empregador? A GESTÃO ATUAL!!!!
Será que ninguém se perguntou ainda sobre isso?
Existe uma tática de discussão muito usada por um partido político, que é a tática da destruição do oponente pela criação de fato bombástico, mesmo que esse fato seja uma literal mentira. Assim até o oponente conseguir desmentir, já angariaram alguns votos.
No caso de São Leopoldo, essa tática tem sido rechaçada pela Justiça, pelas decisões tomadas. Uma delas, pode-se destacar, do processo nº 033/21200075274, que até então só era sigiloso para os advogados de defesa. Abaixo transcrevemos:
Vistos Vista ao MP do expediente elaborado pela autoridade
policial. Apenas observo preliminarmente, sem prejuízo do que será
apreciado oportunamente, um comportamento dúbio da autoridade policial.
Primeiramente, porque veiculou pela imprensa que estava rementendo o
inquérito, indiciando dois médicos, sem qualquer comunicação à
autoridade judiciária. Causa espanto também que na capa do Inquérito,
dois volumes, maliciosamente é omitido que se trata da denominada "Cosa
Nostra" e sequer foi anotado pelo diligente e operoso delegado que o
expediente encontrava-se sob sigilo. Causa estranheza a atitude porque
no corpo do inquérito foi negada vista do mesmo aos procuradores dos
indiciados sob a alegação de sigilo. Extraiam-se cópias das capas do
inquérito onde nao consta qualquer observação de sigilo e acautele-se
ditas cópias. Quanto ao pedido formulado por um dos indiciados,
recebido em data de hoje, certifique-se que o inquérito ainda esta sob
sigilo, item 12 da petição. Quanto à responsabilidade esgrimida no item
13, está claro que a autoridade policial omitiu deliberadamente que o
inquérito está sob sigilo ao mesmo tempo que no corpo do inquérito
sustenta o sigilo para negar vista do expediente aos procuradores. Por
ora, nao ha qualquer ação penal em andamento relativa a este inquérito.
José Antonio Prates Piccoli - Juiz de Direito
Essa decisão faz justiça à uma situação inusitada e que busca o envolvimento do cadidato Aníbal Moacir da Silva, justamente para tentar criar um obstáculo à vontade da imensa maioria da população leopoldense que está farta da atual forma de gestão. O exemplo dessa forma de gestão é a obra nababesca do prédio do novo centro administrativo em contra-ponto o estado lastimável do hospital centenário.
Acredito que a boa campanha politica se faz com discussão de alto nível, no campo das idéias divergentes e não com a criação de falácias, escândalos mentirosos. Essas são atitudes de perdedores.
Acredito ainda que todos nós saberemos dar a resposta nas urnas.
Que vençam aqueles que tem a preocupação de transformar nossa cidade visando o bem geral de todos os moradores e não de uma quadrilha que se instala visando somente seu enriquecimento ilícito.