Publicado em 30/03/2021
Oferecer conhecimento, troca de informações, através da publicação de artigos jurídicos, notícias, cursos, dentre outros. Também é objeto, a discussão da realidade política do país e do mundo. O espaço é público, democrático, livre à opinião de todos. Ressalvo somente que, todo e qualquer comentário deverá ser efetivado com responsabilidade. Qualquer manifestação ou imputação à pessoa física/jurídica é de responsabilidade do autor, ficando desde já assegurado o direito de resposta.
terça-feira, 30 de março de 2021
Com juros do cheque especial em alta, alternativa é migrar para modalidades com taxas menores
terça-feira, 23 de março de 2021
sexta-feira, 12 de março de 2021
Saiba como atualizar os dados cadastrais no aplicativo Caixa Tem
O processo será realizado de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos clientes; confira o calendário
Rio - A CAIXA convida os usuários do aplicativo CAIXA Tem para atualizar seus dados cadastrais neste mês. Segundo a instituição financeira, a ação tem o objetivo de oferecer mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes. A atualização é feita totalmente pelo celular, não sendo preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações.
A atualização cadastral será realizada de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos clientes. A partir deste domingo, dia 14, devem efetivar a atualização os usuários nascidos em janeiro. No dia 16, os nascidos em fevereiro e no dia 18, os nascidos em março.
O procedimento segue esta sequência até o dia 31 de março, com os nascidos em dezembro.
Confira o calendário Março - mês de nascimento
A partir do dia 14 (domingo) - janeiro
A partir do dia 16 (terça-feira) - fevereiro
A partir do dia 18 (quinta-feira) - março
A partir do dia 20 (sábado) - abril
A partir do dia 22 (segunda-feira) - maio
A partir do dia 23 (terça-feira) - junho
A partir do dia 24 (quarta-feira) - julho
A partir do dia 25 (quinta-feira) - agosto
A partir do dia 26 (sexta-feira) - setembro
A partir do dia 29 (segunda-feira) - outubro
A partir do dia 30 (terça-feira) - novembro
A partir do dia 31 (quarta-feira) - dezembro
Como atualizar
Para efetivar a atualização, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada: foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). O envio é feito totalmente pelo celular, sem necessidade de ir até uma agência.
Fonte: O Dia Online - 11/03/2021
Taxa de juros do cartão de crédito e cheque especial crescem no mês de fevereiro
Levantamento da Anefac mostrou que para pessoa física a taxa subiu de 5,61% para 5,67% ao mês
As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em fevereiro, segundo a Pesquisa de juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Somando assim, mais um período de elevações seguido. O estudo mostrou que para pessoa física a taxa subiu de 5,61% para 5,67% ao mês. Todas as linhas de crédito tiveram aumento, como cartão de crédito e cheque especial.
De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, as elevações podem ser atribuídas ao aumento dos juros futuros, a expectativa de novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação maior e devido a provável elevação dos índices de inadimplência.
“Essa provável inadimplência pode ocorrer por causa do fim das carências nos empréstimos (pausas e carência nas negociações de dívidas), ao desemprego elevado (fim do pagamento dos auxílios emergenciais, ao aumento da inflação e seus efeitos na renda, e, por fim, a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito”, aponta Oliveira.
Para os próximos meses, Oliveira, acredita que, tendo em vista a piora do cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é que as taxas de juros possam continuar em alta. “Mas algumas ações do Banco Central podem amenizar estas altas como redução de impostos, compulsórios e reduções da Taxa Básica de Juros”, diz.
Pessoa Física
Todas as linhas de crédito tiveram suas taxas de juros elevadas no mês.
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,06 ponto percentual no mês (1,32 ponto percentual no ano) correspondente a uma elevação de 1,07% no mês (1,43% em doze meses) passando a mesma de 5,61% ao mês (92,51% ao ano) em janeiro/2021 para 5,67% ao mês (93,83% ao ano) em fevereiro/2021 sendo esta a maior taxa de juros desde abril/2020.
Percentuais
Cheque especial - 7,16% ao mês/ 129,29% ao ano
CDC-Bancos - 1,36% ao mês/ 17,60% ao ano
Empréstimo pessoal - bancos - 3,21% ao mês/ 46,10%
Empréstimo pessoal-financeiras - 6,25% ao mês/ 106,99%
Pessoa Jurídica
Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês. A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,04 ponto percentual no mês (0,66 ponto percentual no ano) correspondente a uma elevação de 1,37% no mês (1,60% em doze meses) passando a mesma de 2,92% ao mês (41,25% ao ano) em janeiro/2021 para 2,96% ao mês (41,91% ao ano) em fevereiro/2021, sendo esta a maior taxa de juros desde julho/2020.
Fonte: O Dia Online - 11/03/2021
ICMS sobre a TUSD em energia solar é tema infraconstitucional, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, definiu que a discussão sobre a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sist...
-
Três ministros já haviam se posicionado a favor de alterar o cálculo de correção do fundo, para que não seja inferior ao rendimento da pou...
-
Em comparação com o mês anterior, houve um aumento de 0,10 ponto percentual A inflação do mês de julho foi influenciada pelo aumento no pr...
-
Número de desocupados diminuiu para 8,3 milhões no país até outubro, de acordo com o IBGE A taxa de desemprego no Brasil registrou uma qued...