sexta-feira, 20 de julho de 2007

QUE IRRESPONSABILIDADE - Airbus A320 da TAM tinha defeito mecânico no reverso da turbina esquerda


O Airbus A32 da TAM, de prefixo PT MBK, que se chocou na terça-feira contra um prédio no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tinha problemas no reversor da turbina direita desde a última sexta-feira, dia 13. Segundo informações do Jornal Nacional, o problema foi detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião. O reversor faz parte do sistema de frenagem de uma aeronave. Em vez de recolher o avião para conserto, a TAM preferiu apenas desligar o reversor da turbina direita e manter o a aeronave voando, porque, supostamente, o manual do fabricante do avião diz que o Airbus poderia continuar voando por mais dez dias. Ocorre que esse avião operava em um aeroporto com pista curta e com problemas quando chove. O reversor de turbina e sistema amplamente necessário em Congonhas. A constatação desse problema já flagra o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, em criminosa mentira. Na entrevista coletiva de quarta-feira, ele disse que o Airbus A320 prefixo PT MBK estava em perfeitas condições técnicas. Resultado: era mentira, não estava. Na segunda-feira, dia 16, o mesmo Airbus A320 só conseguiu parar "no limite" da pista do mesmo aeroporto de Congonhas onde cairia no dia seguinte. Também foi uma falha no reverso que fez cair o Fokker 100 da TAM, em outubro de 1996, que matou 99 pessoas após decolar no mesmo aeroporto de Congonhas.

Fonte: VideVersus

Comentário: Olha, só de ler isso aí me deu náuseas. Se isto for verdade, o mínimo que podemos fazer é boitocar essa empresa. Estamos à mercê de verdadeiros ônibus aéreos de 5ª!!! Sem qualquer manutenção. Saudades da velha gaúcha VARIG!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Entrevista: Cláudio Candiota Filho, Presidente da ANDEP.

Em entrevista ao Jornalista Políbio Braga, o Presidente da ANDEP, revelou o seguinte:
Cláudio Candiota Filho, Presidente da ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo.
Entidades exigem a imediata devolução do setor aéreo para os militares.
Quem é o responsável pelo acidente de São Paulo ?O governo Lula é diretamente responsável pelo que aconteceu.
Por que razão ?Em 2006, no atual governo, o Sistema de Aviação Civil foi retirado da órbita do ministério da Aeronáutica, passando para as mãos de políticos em busca de cargos em comissão e de vantagens.
Sob o comando militar não aconteciam acidentes aéreos ?Em 65 anos de administração militar, jamais ocorreu sequer algo parecido com os acidentes da Gol e da TAM. Por isto impõe-se a imediata devolução da área para a Aeronáutica.
Lula fará a mudança ?O que mais precisa acontecer para que isto ocorra ?Não é possível continuar assistindo o massacre de inocentes.
Fonte: Políbio Braga

PRENÚNCIO DE UMA CRISE POLÍTICA



Pelas manchetes de vários Jornais no exterior e principalmente pela forte crítica do Jornalista americano que estava no jato Legacy no acidente anterior com o vôo da Gol, verifica-se que ocorrerá uma grave crise no governo Lula. Senão a mais grave de todo o governo, uma das mais graves.


Tudo isso porque em nenhum lugar do mundo se atura a negligência de governos com as vidas humanas.


Pelo que foi mostrado pela mídia nacional e internacional, o aeródromo de Congonhas não possui condições técnicas mínimas de pouso seguro, visto que todos os pousos são feitos manualmente. A tecnologia dos aviões, à exemplo do Airbus 320, permite a utilização dos mais precisos instrumentos para pousos e decolagens com segurança de 100%, mesmo em Congonhas, segundo o que disse ontem o Vice-Direitor do Curso de Ciências Aeronáuticas da PUC/RS em entrevista numa emissora de TV nacional. Existem três níveis de segurança e o nível utilizado pela Torre de Congonhas é o nível 1 (o mínimo possível).


Ontem, em uma emissora de TV norte-americana, via-se uma imagem de um pouso em Congonhas com chuva. A maior parte dos pilotos tem medo de pousar em Congonhas pelo risco que correm.


Aquele jornalista americano que participou do incidente com o Boeing da Gol, foi claro quando disse que o governo brasileiro NÃO APRENDEU A LIÇÃO!



Imaginem agora como ficarão os investimentos aqui no país? E o turismo? E as agências de viagem?



E os passageiros?



E o cidadão brasileiro?



Que desgoverno é esse?


A crise é iminente, a desaceleração no crescimento do país é clara, tendo em vista os prejuízos que trará a ausência de atitude positiva do governo.


NOS RESTA PROTESTAR AO MÁXIMO E TER MUITA RESPONSABILIDADE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.


MAIS DE 180 CORPOS JÁ FORAM LEVADOS PARA O IML DE SÃO PAULO, GOVERNO LULA TEME A RESPONSABILIDADE


Até o começo da noite desta quarta-feira os bombeiros paulistas já tinham retirado 182 corpos dos escombros do desastre envolvendo o Airbus A320 da TAM que ocorreu na noite de terça-feira em Congonhas (zona sul de São Paulo). A esse número devem ser somadas as mortes de três pessoas que foram retiradas do local vivas, mas não resistiram aos ferimentos. O coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, afirmou que 12 corpos já haviam sido identificados, por meio das digitais. São os corpos de: João Francisco Caltabiano, Fabio Martinho Novakoski Fernandes, José Antônio Lima da Luz, José Luís Souto, Osvaldo Luiz de Souza, Fernando Volpe, Silvania Regina de Ávila Alves, Guilherme Duque de Moraes, Michele Dias Miranda, Marcio Rogério Andrade, Melissa Una e Rubem Wiethaeuper. Depois dessa fase, a equipe de médicos começou a segunda etapa do processo de identificação das vítimas que foram carbonizadas. Nesta etapa, a identificação é feita a partir da análise de arcada dentária, implantes ou pinos nos corpos. O exame de DNA será o último recurso do processo de identificação. "A gente vai esgotar todas as etapas, deixando por último o exame de DNA naqueles cadáveres que evidentemente estão comprometidos pela carbonização", afirmou ele. Segundo Perioli, não há prazo para a conclusão dos trabalhos: "Temos que cumprir etapas, procedimentos e padrões." Ele afirma ter recebido apoio de IMLs de outras cidades, como São Bernardo do Campo e Guarulhos, na Grande São Paulo, e de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Cerca de 150 homens do Corpo de Bombeiros ainda trabalharam, nesta quarta-feira, no resgate dos corpos. O secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, disse que as buscas devem terminar até esta quinta-feira. Uma das caixas-pretas do avião foi localizada durante a madrugada desta quarta-feira, entre os escombros. O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, telefonou para o presidente Lula para informar que o objeto foi enviado para análise na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos. O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou nesta quarta que a tripulação que estava a bordo da aeronave era "de grande competência" e treinada conforme padrões internacionais de exigência. Bologna disse ainda que a aeronave estava "em boas condições de manutenção" e afastou especulações de que o equipamento tinha mais assentos que a capacidade máxima. Bologna afirmou ainda que a aeronave estava "em boas condições de manutenção" e que, ao contrário do que chegou a se especular, o número de assentos não extrapolava a capacidade da aeronave fabricada pela Airbus.

Fonte: VideVersus

quarta-feira, 18 de julho de 2007

TRAGÉDIA DA TAM EM CONGONHAS


Ao ver, atônito, o que acontecia em Congonhas e após ligar para familiares e amigos com certo alívio por não ter nenhum deles na lista de passageiros, pensei em escrever o que senti neste episódio triste.


O que está acontecendo com a aviação civil no nosso país?


Um verdadeiro descaso com a vida humana, uma negligência que estimula a carnificina em aeronaves modernas, com tecnologia de 1º mundo.


Me lembro bem quando falavam, no então governo Collor de Mello, da vontade que o Presidente tinha de liberar a importação dos veículos americanos: "Não temos pistas para andar com esses veículos!!"


E é exatamente o que penso e acompanho agora: "A pista não estava pronta, mas em razão do apagão aéreo, inauguraram mesmo assim." Mesmo que isso custasse a vida de mais de 180 pessoas inocentes que trafegavam em um dos transportes considerados mais seguros do MUNDO!!! Isso mesmo!!! Mais seguro do RESTO DO MUNDO. NÃO DO BRASIL!!!


É lamentável que em um país em desenvolvimento, tenhamos tanto dinheiro gasto em corrupção, mensalões, mensalinhos, pensões à lobistas e tão pouco gasto com a segurança do cidadão!!!


Não vou aqui, sugerir culpados, não julgarei ninguém, mas que há uma grande falha ética e moral em nosso país, isso há mesmo.


Só peço em minhas preces que Deus ilumine nossos governantes, que ponha um pouco mais de misericórdia nos corações.

Seminário Estratégias de CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL para Escritórios de ADVOCACIA


O escritório Gonçalves & Vitorino está realizando o seminário de Estratégias de Crescimento Sustentável para Escritórios de Advocacia.
Acredito que, para quem possui tempo na agenda jurídica, vale a pena conferir.
Mais informações é só clicar no título.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Em acidente de trabalho, presunção de culpa é da empresa (Consultor Jurídico)


A presunção de culpa, em acidente do trabalho por descumprimento de normas de segurança, recai sobre a empresa e não sobre o empregado. A partir dessa conclusão, a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região condenou a empresa Mangels Indústria e Comércio a indenizar por danos morais um empregado que sofreu acidente de trabalho. No acidente o trabalhador quebrou o braço direito. Ele não pode trabalhar durante 14 meses, período em que esteve em tratamento médico e recuperação. Em primeira instância, o pedido de indenização por danos morais foi rejeitado. Na ação, o trabalhador conta que o acidente aconteceu porque sua roupa foi puxada pela máquina, que tinha um arame para segurar um pino de forma improvisada. Em contrapartida, a empresa afirmou que o funcionário, por conta e risco dele, efetuou reparo na máquina, valendo-se de um arame. O TRT-4 deferiu recurso do empregado, afirmando ser óbvio e irretorquível que sentiu dor por conta do acidente que lhe quebrou um osso do braço e o deixou incapacitado para o trabalho. Segundo o relator, juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci, não há como negar que o maior interesse em evitar qualquer interrupção do trabalho é do empregador, e é deste a obrigação de zelar pela segurança dos seus empregados, inclusive fiscalizando-os e coibindo eventuais condutas imprudentes. 00264-2006-201-04-00-8 RO. (Consultor Jurídico, 11/07/2007)

ICMS sobre a TUSD em energia solar é tema infraconstitucional, decide STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, definiu que a discussão sobre a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sist...