terça-feira, 24 de julho de 2007

QUE VIVAM AS CAUSAS! MORTE AOS EFEITOS?


por Percival Puggina

A contradição exclamada no título deste artigo caracteriza perfeitamente a maneira como se pretende lidar com a maior parte das dificuldades nacionais: trata-se de acabar com os efeitos preservando suas causas no sacrário das coisas intocáveis. É perfeitamente admissível que o povão se deixe iludir pela denúncia e pelo aparente combate dos males visíveis. No entanto, quando essa é a atitude do intelectual, ou daquele que se dedica à vida pública, ou do detentor de mandato, ou do que tem responsabilidades perante a opinião pública, bem, nesse caso, embusteiro é a palavra que melhor o designa. Pretender corrigir efeitos sem atacar aquilo que os produz é evidência de desavergonhado afeto a ambos. Está na ordem do dia essa coisa horrorosa chamada Agência Nacional de Aviação Civil, aparelho petista e cabide de empregos para companheiros tão estranhos e alheios às funções do órgão quanto íntimos e próximos do partido e da base do governo. Mas, sabemos todos, a ANAC é, neste exato momento, apenas a cabeça mais visível da monstruosa Hidra de Lerna da administração federal, com centenas de cabeças, onde dezenas de milhares de operadores correspondem ao mesmo perfil e reproduzem os mesmos males. Como se resolve isso? Atacando a causa. Organizando a administração pública do modo como fazem os países bem geridos, aqueles onde as coisas funcionam, ou seja, retirando da mão do governo a caneta que dispõe sobre os postos administrativos, sobre as estatais e sobre as portas de tantos cofres. Simples como isso, mas tão difícil de acontecer quanto o leitor bem pode imaginar, até porque o olho de quem está na oposição enfoca, com volúpia, exatamente essa caneta, esses cargos e esses cofres. Temos partidos em excesso? O Congresso Nacional, com tantos líderes de bancada revestidos de prerrogativas regimentais, ou está congelado ou se arrasta em câmera lenta? É impossível conter o abuso do poder econômico nos pleitos parlamentares? As corporações dominam o parlamento? Quem pode controlar os gastos reais da campanha de um candidato em quinhentos municípios? Pois é. Nossos legisladores querem resolver tais coisas com financiamento público, cláusulas de barreira e proibindo a distribuição de chaveirinhos e camisetas... Fala sério! Num sistema de eleições distritais o número de partidos cai, se tanto, para meia dúzia, todas as campanhas se fazem sob os olhos do juiz eleitoral e do promotor do distrito, as distorções saltam às vistas de todos, inclusive dos eleitores e acaba a representação política dos grupos de interesse. Mensalão, distribuição de emendas parlamentares, o escambau? Precisamos de ética e a ética resultará da justa indignação dos bons! Será isso suficiente? E por que não atacar a causa, atribuindo as responsabilidades de governo à maioria parlamentar em vez de obrigar o governo a compor e manter essa base aos custos conhecidos? Você sabe porquê. É o desavergonhado amor às causas e suas conseqüências.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Cadê a turma da Teologia da Libertação? A CUT, o MST...?


Novamente vou pedir licença à Aluizio Amorin, para reproduzir esse brilhante texto, aqui. Vale a pena ler:

PADRECOS DE PASSEATA ANDAM SUMIDOS

Queria saber onde anda a turma da teologia da libertação. Cadê o Frei Beto? O Leonardo Boff? Onde estão os prelados e padrecos de passeata? A turma da CUT e do MST? Afinal, está aí um bom motivo para protestar contra a incúria das autoridades. Ah...mas como todos esses ícones da idiotia latino-americana apóiam o governo petralha, estão quietos. Provavelmente, na surdina, fazem todos top...top...como fez o sargento Garcia.

Um sermão longo e dolorido iniciou ontem a missa em homenagem às vítimas do vôo JJ 3054 da TAM, na catedral da Sé, em São Paulo.O nome de 197 mortos no acidente foram lidos um a um pelo padre Juarez de Castro para as mais de 1.200 pessoas que lotavam a igreja. "Para que eles sejam sempre lembrados e que as autoridades possam fazer de tudo para que [a tragédia] não se repita nunca mais", disse.A TAM já admite 198 mortos no acidente da última terça-feira.
Cada vez que um nome ecoava pela catedral, um grupo de amigos e familiares, vestindo camisetas com fotos dos parentes mortos, se levantava e chorava. Algumas lágrimas eram acompanhadas de abraços, outras de aplausos descoordenados. Alguns parentes abaixavam a cabeça e fechavam os olhos.
Os passageiros foram lembrados primeiro, em ordem alfabética. Por último, foram nomeados a tripulação e os funcionários da companhia aérea. Um grupo de colegas da empresa uniformizados começou a aplaudir quando foi chamado o primeiro piloto e só parou depois que foi lido o nome da última comissária.
O arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer assumiu a cerimônia e cumprimentou as autoridades presentes, entre eles, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, representantes do governo do Estado e do Poder Judiciário. Também estava lá o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna.
Uma mãe se indignou, teve uma crise de choro e foi até uma das saídas laterais da igreja. "Não é justo eles estarem parados aqui enquanto minha filha está dentro de um frigorífico. Não consigo ficar de braços cruzados", reclamava Tereza Maliszewski, mãe da analista de sistemas Katiane Maliszewski Lima, 32, um dos nomes da lista de mortos no acidente.
Na hora do ofertório (quando oferendas são levadas ao altar), Marilda Conde Ruzzante, mãe da comissária Fabiane Ruzzante, 32, que estava grávida de cinco meses, levou uma coroa de flores ao altar. Atrás dela, outros parentes subiram de mãos dadas segurando fotos dos mortos.
Ao descer de lá, Malu Gualberto, que perdeu o marido, Antonio Gualberto Filho, 53, foi direto ao primeiro banco, onde estavam as autoridades."Você é o representante do governador?", perguntou ao secretário de Justiça, Luiz Antonio Marrey. "Vou cobrar do poder público por tudo isso", disse. "Eu entendo sua dor, mas estamos fazendo todo o possível", respondeu Marrey.
Promessas como essa não aliviam a sensação de Ubirajara Souza de Almeida, pai de Rodrigo Almeida, 26, que teve o seu corpo identificado ontem pelo IML (Instituto Médico Legal). "A dor não vai passar nunca", lamentou. "Hoje demos uma trégua ao nosso coração para vir à igreja orar", disse. Até o fechamento desta edição, 61 pessoas foram identificadas.
Os parentes das vítimas marcaram para hoje um ato ecumênico, que será realizado às 12h30, na Assembléia Legislativa, próximo ao parque Ibirapuera, em São Paulo. (Da Folha de São Paulo desta segunda-feira).

QUEREM DAR UM SOPRO DE VIDA AO ESPANTALHO


Diante da barbárie da tragédia, a incompetência e irresponsabilidade de um governo que leva prepostos com atitudes infantis, sem qualquer respeito ao problema, às vítimas e às famílias.


Lendo dois textos de Aluízio Amorin, que é brilhante na explanação da revolta dos homens de bem contra o total despreparo, destempero das autoridades federais, resolvi pedir licença e transcrevê-los aqui em meu blog. Parabéns Aluízio e peço-te licença para reproduzi-los aqui:



20.07, 16h59
por Aluízio Amorim

Tirante as declarações do Senador Pedro Simon, feitas ontem ao Jornal Nacional da Globo, o restante da oposição está praticamente calada ante tudo o que está acontecendo. O DEM foi o único a lançar uma nota oficial ontem e hoje o PSDB pediu a demissão de Marco Aurélio Garcia. Demissão do Sargento Garcia? Ora, o que os cidadãos e homens de bem desejam, senhores da oposição, é a demissão de todo o governo! Anseiam por um sonoro Fora Lula! Fora PT!Importa levar em consideração que a crise que este arremedo de governo do PT está vivendo foi criada por ele mesmo! Não há nenhum fato exterior a ele, não há nenhum complô, nenhuma maquinação, nenhuma armação, nenhuma reação da sociedade brasileira contra o governo. A fatídica tragédia de Congonhas que ceifou cerca de duzentas vidas, por ironia do destino, acabou por desnudar completamente o governo petista. Expôs as entranhas desse monstrengo trôpego que está destruindo a Nação brasileira.Cabe também neste momento de dor das famílias enlutadas, cuja maioria não conseguiu ainda enterrar seus mortos face às dificuldades de reconhecimento dos cadáveres, notar que não se constatou uma nota de solidariedade sequer dos denominados movimentos sociais, sindicatos, CUT, UNE, enquanto a vergonhosa ação do Presidente do Senado, Renan Calheiros, em cuja biografia pesa a acusação de corrupção, impede que uma comissão parlamentar se reúna e convoque as autoridades a prestar esclarecimentos.A ordem é salvar Lula, não importam os meios para a sua consecução.De outra parte os grandes órgãos de classe empresarial, entre eles a Febraban, a FIESP, a CNI e as demais Federações e Sindicatos de Indústria, Comércio e Agricultura, fecham-se num mutismo condescendente à desfaçatez de Lula e seus sequazes, consumada no gesto indecente, sórdido e obsceno de um dos principais assessores de Lula.Com exceção da OAB nacional, também não se ouviu um protesto veemente contra o desgoverno por parte da CNBB, ou desses prelados e padrecos de passeata que adoram invocar os direitos humanos em favor de bandoleiros e louvar essa esquerdalha vagabunda que enlameia e envergonha a Nação.Repito aqui o que venho afirmando. Lula e seus sequazes mantêm-se no poder em função do apoio, da complacência e da leniência oportunística dos banqueiros e grandes empresários que se locupletam com essa política econômica que estraçalha a classe média e que expõe o País à ameaça de um total apagão nas áreas vitais para a economia, como a energia e o transporte.No seu silêncio cúmplice eles também devem estar comemorando do mesmo jeito que faz a quadrilha petralha, debochando e fazendo pouco caso das famílias que choram a morte de seus entes queridos, vítimas não de um acidente, mas de uma tragédia anunciada, não em função de algo fortuito, mas claramente decorrente da incúria das autoridades.A essa gente interessa apenas uma saída política capaz de manter de pé o monstrengo petralha, nem que isso possa custar mais vidas humanas.Concorrem com o seu poder para dar mais um sopro de vida a esse espantalho medonho. Lutam desesperadamente para encontrar uma saída que os salve da execreção pública. Aqueles que não se pronunciam e nem condenam as nefastas ações desse governo, são seus cúmplices e, por conseqüência, cúmplices desse verdadeiro assassinato hediondo que foi a tragédia de Congonhas.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

QUE IRRESPONSABILIDADE - Airbus A320 da TAM tinha defeito mecânico no reverso da turbina esquerda


O Airbus A32 da TAM, de prefixo PT MBK, que se chocou na terça-feira contra um prédio no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tinha problemas no reversor da turbina direita desde a última sexta-feira, dia 13. Segundo informações do Jornal Nacional, o problema foi detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião. O reversor faz parte do sistema de frenagem de uma aeronave. Em vez de recolher o avião para conserto, a TAM preferiu apenas desligar o reversor da turbina direita e manter o a aeronave voando, porque, supostamente, o manual do fabricante do avião diz que o Airbus poderia continuar voando por mais dez dias. Ocorre que esse avião operava em um aeroporto com pista curta e com problemas quando chove. O reversor de turbina e sistema amplamente necessário em Congonhas. A constatação desse problema já flagra o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, em criminosa mentira. Na entrevista coletiva de quarta-feira, ele disse que o Airbus A320 prefixo PT MBK estava em perfeitas condições técnicas. Resultado: era mentira, não estava. Na segunda-feira, dia 16, o mesmo Airbus A320 só conseguiu parar "no limite" da pista do mesmo aeroporto de Congonhas onde cairia no dia seguinte. Também foi uma falha no reverso que fez cair o Fokker 100 da TAM, em outubro de 1996, que matou 99 pessoas após decolar no mesmo aeroporto de Congonhas.

Fonte: VideVersus

Comentário: Olha, só de ler isso aí me deu náuseas. Se isto for verdade, o mínimo que podemos fazer é boitocar essa empresa. Estamos à mercê de verdadeiros ônibus aéreos de 5ª!!! Sem qualquer manutenção. Saudades da velha gaúcha VARIG!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Entrevista: Cláudio Candiota Filho, Presidente da ANDEP.

Em entrevista ao Jornalista Políbio Braga, o Presidente da ANDEP, revelou o seguinte:
Cláudio Candiota Filho, Presidente da ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo.
Entidades exigem a imediata devolução do setor aéreo para os militares.
Quem é o responsável pelo acidente de São Paulo ?O governo Lula é diretamente responsável pelo que aconteceu.
Por que razão ?Em 2006, no atual governo, o Sistema de Aviação Civil foi retirado da órbita do ministério da Aeronáutica, passando para as mãos de políticos em busca de cargos em comissão e de vantagens.
Sob o comando militar não aconteciam acidentes aéreos ?Em 65 anos de administração militar, jamais ocorreu sequer algo parecido com os acidentes da Gol e da TAM. Por isto impõe-se a imediata devolução da área para a Aeronáutica.
Lula fará a mudança ?O que mais precisa acontecer para que isto ocorra ?Não é possível continuar assistindo o massacre de inocentes.
Fonte: Políbio Braga

PRENÚNCIO DE UMA CRISE POLÍTICA



Pelas manchetes de vários Jornais no exterior e principalmente pela forte crítica do Jornalista americano que estava no jato Legacy no acidente anterior com o vôo da Gol, verifica-se que ocorrerá uma grave crise no governo Lula. Senão a mais grave de todo o governo, uma das mais graves.


Tudo isso porque em nenhum lugar do mundo se atura a negligência de governos com as vidas humanas.


Pelo que foi mostrado pela mídia nacional e internacional, o aeródromo de Congonhas não possui condições técnicas mínimas de pouso seguro, visto que todos os pousos são feitos manualmente. A tecnologia dos aviões, à exemplo do Airbus 320, permite a utilização dos mais precisos instrumentos para pousos e decolagens com segurança de 100%, mesmo em Congonhas, segundo o que disse ontem o Vice-Direitor do Curso de Ciências Aeronáuticas da PUC/RS em entrevista numa emissora de TV nacional. Existem três níveis de segurança e o nível utilizado pela Torre de Congonhas é o nível 1 (o mínimo possível).


Ontem, em uma emissora de TV norte-americana, via-se uma imagem de um pouso em Congonhas com chuva. A maior parte dos pilotos tem medo de pousar em Congonhas pelo risco que correm.


Aquele jornalista americano que participou do incidente com o Boeing da Gol, foi claro quando disse que o governo brasileiro NÃO APRENDEU A LIÇÃO!



Imaginem agora como ficarão os investimentos aqui no país? E o turismo? E as agências de viagem?



E os passageiros?



E o cidadão brasileiro?



Que desgoverno é esse?


A crise é iminente, a desaceleração no crescimento do país é clara, tendo em vista os prejuízos que trará a ausência de atitude positiva do governo.


NOS RESTA PROTESTAR AO MÁXIMO E TER MUITA RESPONSABILIDADE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.


MAIS DE 180 CORPOS JÁ FORAM LEVADOS PARA O IML DE SÃO PAULO, GOVERNO LULA TEME A RESPONSABILIDADE


Até o começo da noite desta quarta-feira os bombeiros paulistas já tinham retirado 182 corpos dos escombros do desastre envolvendo o Airbus A320 da TAM que ocorreu na noite de terça-feira em Congonhas (zona sul de São Paulo). A esse número devem ser somadas as mortes de três pessoas que foram retiradas do local vivas, mas não resistiram aos ferimentos. O coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, afirmou que 12 corpos já haviam sido identificados, por meio das digitais. São os corpos de: João Francisco Caltabiano, Fabio Martinho Novakoski Fernandes, José Antônio Lima da Luz, José Luís Souto, Osvaldo Luiz de Souza, Fernando Volpe, Silvania Regina de Ávila Alves, Guilherme Duque de Moraes, Michele Dias Miranda, Marcio Rogério Andrade, Melissa Una e Rubem Wiethaeuper. Depois dessa fase, a equipe de médicos começou a segunda etapa do processo de identificação das vítimas que foram carbonizadas. Nesta etapa, a identificação é feita a partir da análise de arcada dentária, implantes ou pinos nos corpos. O exame de DNA será o último recurso do processo de identificação. "A gente vai esgotar todas as etapas, deixando por último o exame de DNA naqueles cadáveres que evidentemente estão comprometidos pela carbonização", afirmou ele. Segundo Perioli, não há prazo para a conclusão dos trabalhos: "Temos que cumprir etapas, procedimentos e padrões." Ele afirma ter recebido apoio de IMLs de outras cidades, como São Bernardo do Campo e Guarulhos, na Grande São Paulo, e de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Cerca de 150 homens do Corpo de Bombeiros ainda trabalharam, nesta quarta-feira, no resgate dos corpos. O secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, disse que as buscas devem terminar até esta quinta-feira. Uma das caixas-pretas do avião foi localizada durante a madrugada desta quarta-feira, entre os escombros. O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, telefonou para o presidente Lula para informar que o objeto foi enviado para análise na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos. O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou nesta quarta que a tripulação que estava a bordo da aeronave era "de grande competência" e treinada conforme padrões internacionais de exigência. Bologna disse ainda que a aeronave estava "em boas condições de manutenção" e afastou especulações de que o equipamento tinha mais assentos que a capacidade máxima. Bologna afirmou ainda que a aeronave estava "em boas condições de manutenção" e que, ao contrário do que chegou a se especular, o número de assentos não extrapolava a capacidade da aeronave fabricada pela Airbus.

Fonte: VideVersus

ICMS sobre a TUSD em energia solar é tema infraconstitucional, decide STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, definiu que a discussão sobre a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sist...