Oferecer conhecimento, troca de informações, através da publicação de artigos jurídicos, notícias, cursos, dentre outros. Também é objeto, a discussão da realidade política do país e do mundo. O espaço é público, democrático, livre à opinião de todos. Ressalvo somente que, todo e qualquer comentário deverá ser efetivado com responsabilidade. Qualquer manifestação ou imputação à pessoa física/jurídica é de responsabilidade do autor, ficando desde já assegurado o direito de resposta.
sexta-feira, 18 de julho de 2014
quarta-feira, 9 de julho de 2014
A derrota de 7 x 1 e o futebol arte da Alemanha
Foi impossível não ficar espantado com o que ocorreu ontem no Mineirão.
Todos acreditavam, iludidos pelo excessivo marketing criado na mídia como uma verdadeira cortina de fumaça.
A vida continua, só que agora, os problemas que já estavam presentes e por momentos esquecidos por toda população, ressurgiram com toda sua força.
Problemas como a falta de distribuição equilibrada de renda, corrupção política que em épocas de trocas de favores pela Copa, nos deixarão um legado insólito. Ainda vai aparecer esse legado.
Enquanto muitos choravam por um simples jogo de futebol que findou pela também simples ausência de cooperativismo e grupo aliada à falta de liderança, outros choravam pela perda de segurança, perda de pessoas queridas mutiladas por um míssil.
Outros ainda choravam de alegria por conseguirem mais uma esperança para sua pequena filha em cirurgia feita nos Estados Unidos.
Fiquei perplexo com a reação de muitas pessoas em rede social quando falavam de política e que não tinha nada haver com o futebol. Ora, se política não tem nada haver com futebol, o que o Romário falou no Congresso é mentira? Não existem dirigentes de futebol? Eles não fazem política? Talvez não façam mesmo, talvez façam politicagem. Aliás acredito que a isenção fiscal que custará de mais de 1 bilhão de reais aos cofres públicos tenha partido de um político. Partiu sim, do executivo nacional, ou seja, Presidente Dilma.
É chegado o momento de uma reflexão com relação à um dos problemas que mais assolam nossa sociedade: a forma de se fazer política e a gestão pública. A pouco tempo vi uma campanha em uma rede social pela nova constituinte. Talvez seja o caminho. Vale a pena refletir.
Como Aristóteles disse: "Precisamos analisar o todo, para depois compreendermos as partes..."
Acredito que precisamos analisar o TODO de nosso país, virando a página e construindo novas maneiras de agir, principalmente no que diz respeito às políticas públicas e a gestão, afinal, nossa seleção foi ontem apenas um espelho de nosso país, totalmente desgovernada, enquanto a seleção da alemanha passeava pelo gramado fazendo gols com a mesma tática ou jogada ensaiada.
Deixo para reflexão a mensagem que também retirei de uma rede social. Traduzindo " às vezes você ganha, às vezes você aprende ".
terça-feira, 1 de julho de 2014
Copa é exemplo de irresponsabilidade fiscal, diz formulador do Plano Real
por RAQUEL LANDIM
O economista Gustavo Franco é torcedor do Botafogo e está
acompanhando os jogos da Copa do Mundo. Um dos formuladores do Plano
Real, que completa 20 anos durante o Mundial, ele diz que o "futebol se
tornou uma metáfora exata das causas da inflação" no Brasil.
"Alguns estádios foram construídos com um dinheiro que não existe,
aumentando a dívida do governo. Se queríamos exemplos de
irresponsabilidade fiscal que todos entendessem, a Copa foi um
espetáculo", disse Franco, que presidiu o Banco Central de 1997 a 1999, à
Folha.
Próximo ao PSDB, ele defende que o próximo governo faça uma discussão
"transparente" sobre o orçamento e critica a administração Dilma
Rousseff. "É preciso fazer quase uma comissão da verdade para saber o
que houve com as contas públicas."
Franco diz que a alta de preços preocupa, mas nada comparável à
hiperinflação que o Plano Real derrubou. Para o economista, o país fez
progressos institucionais contra o "comportamento inflacionista dos
políticos".
Folha - Vinte anos depois do lançamento do real, a inflação ainda preocupa?
Gustavo Franco - A inflação é uma doença que vai nos ameaçar sempre.
Infelizmente tivemos um episódio crítico, que foi a hiperinflação. Por
isso, nosso organismo é mais sensível que o de outros países a essa
doença. O que significa que precisamos ter mais cautela pelo resto da
vida. É como o alcoolismo: não existe cura, só abstinência.
A inflação se aproxima do teto da meta estabelecida pelo governo. É preocupante?
Não é comparável a 1992 e 1993, mas é grave. A experiência dos vizinhos
demonstrou que uma inflação, que pode até parecer pequena, se torna
desestabilizadora.
Na Argentina, a situação degringolou quando a inflação chegou a 15%. Foi
uma esbórnia de controle de preço e ocultação de informação. Na
Venezuela, a inflação subiu para 60% e, retirados os controles, já se
parece com hiperinflação. É uma inflação dolorida, porque gera escassez.
Esses países demonstraram que existe uma fronteira, entre 10% e 15%, que
é muito perigosa. Será uma tragédia histórica se a inflação escapar e
entrarmos na trajetória de Argentina e Venezuela.
O Brasil corre esse risco?
O risco existe, mas é pequeno. Temos progressos institucionais que nos
defendem. O Banco Central hoje tem outro status. A lei de
responsabilidade fiscal representou uma tomada de consciência da
população da importância de proteger a moeda e as finanças públicas. É
isso que nos salva hoje de um governo que, na ausência dessas condições,
sabe-se lá o que estaria acontecendo.
Como o próximo governo deve controlar a inflação?
O próximo governo precisa recompor os pilares de uma economia sadia, que foram abandonados por questões ideológicas.
Temos que falar da responsabilidade fiscal em todas as suas dimensões e
não apenas em superavit primário. É preciso fazer quase uma comissão da
verdade para saber o que houve com as contas públicas nos últimos
tempos.
O segundo ponto é o câmbio flutuante. O que está em jogo é o
relacionamento do Brasil com o mundo. Com o Plano Real, abrimos o país
para a economia internacional. Recentemente houve um recuo perigoso em
direção a ideias dos anos 1950.
Também existia no Brasil a percepção de que o governo gostava da
liderança empresarial no crescimento. Hoje o governo tem reputação de
hostilidade ao setor privado.
O Plano Real se baseou em juros altos para estabilizar a inflação. Como resolver isso?
Não concordo com a premissa. O Plano Real foi calcado em fundamentos
macroeconômicos, fiscais, monetários e cambiais. Para isso utilizou
todas as âncoras disponíveis: política monetária, fiscal e cambial.
A política monetária foi usada de forma pesada em alguns momentos,
quando a política fiscal não pode ser utilizada. A política cambial
também. Depois que a situação fiscal melhorou em 1997 e 1998, foi
possível mudar.
Como baixar os juros?
Esse dilema ficou na cabeça do governo, que acha que a única maneira de
reduzir a inflação é subir os juros. É perfeitamente factível reduzir
os juros se houver uma política fiscal correta.
O atual governo tentou reduzir os juros sem responsabilidade fiscal e
teve que voltar atrás. Esse é o governo dos juros altos tanto quanto
qualquer outro.
Qual foi o principal mérito do Plano Real?
Reduzir uma inflação que chegou perto de 12.000% ao ano para 1,6% em 1998, sem praticamente nenhuma alteração do desemprego.
E qual foi o principal defeito?
É difícil apontar um defeito no plano de estabilização. Só que a
estabilização não resolve todos os problemas. Muitas reformas poderiam
ter sido feitas, mas foram interrompidas. Só que aí entramos em outro
processo, que é a recomposição do crescimento.
Até a desvalorização em 1999, vocês mantiveram o câmbio fixo por tempo demais?
O câmbio valorizado não foi um desejo, mas um problema que tivemos de
lidar. Até perto da crise da Rússia (1998), o Brasil sofria uma
enxurrada de dólares. A dificuldade de fazer o câmbio desvalorizar era
grande –situação parecida com o que viveu o governo Lula em 2008.
Tínhamos duas alternativas: deixar flutuar o câmbio e fazer uma
maxidesvalorização, ou sustentar a política cambial, fechar um acordo
com o FMI, deixar o tumulto passar, e fazer uma flutuação fora da crise.
Escolhemos a segunda opção.
A experiência recente do PT destrói o argumento de que estávamos
mantendo o câmbio artificialmente valorizado. O dólar estava quase em R$
1,50 quando veio a crise de 2008 e bateu em R$ 2,50.
Você teve dúvidas de que o Plano Real funcionaria?
Tive dúvidas e certezas todo o tempo. Nesse ramo, você tem convicções
muito fortes, mas não controla todas as variáveis. A dúvida é saudável
porque te deixa mais vigilante aos imprevistos. E por mais esperto que
esteja, o imprevisto sempre vai ser pior do que você esperava.
Que tema hoje mereceria um novo Plano Real?
É preciso continuar o processo que começamos. O brasileiro chegou perto
de entender as causas da inflação e estabelecer instituições que evitem
o comportamento inflacionista dos políticos.
Nos últimos anos, esse comportamento voltou. A inflação começou a subir e
a reação popular foi forte. O futebol ajudou muito porque se tornou
uma metáfora exata das causas da inflação.
Nada pode ser mais ilustrativo da forma como as finanças públicas são
conduzidas do que os estádios superfaturados e a discricionariedade de
como um político determina que um banco federal coloque R$ 1 bilhão para
construir um estádio do nada.
Mas os manifestantes pediam para gastar em saúde e educação e não para economizar...
Esse debate é maravilhoso e deveria ocorrer no orçamento. É aí que as
pessoas devem dizer que querem escola e hospital em vez de estádio. Isso
confrontado com a disponibilidade de dinheiro.
Em muitos casos, os estádios são construídos com dinheiro que não
existe, aumentando a dívida do governo. Se queríamos exemplos de
irresponsabilidade fiscal que todo mundo entendesse, a Copa foi um
espetáculo.
Cada estádio é um exemplo de um rombo de mais ou menos R$ 1 bilhão. Se
esse dinheiro existia, por que não foi utilizado para outra coisa?
O próximo governo precisa de uma proposta de orçamento transparente.
Nunca organizamos direito nosso orçamento, que é o centro econômico de
qualquer democracia digna desse nome.
Fonte: Folha Online - 30/06/2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
COPA 2014 E O DESRESPEITO AO CIDADÃO - Preços da Copa: cerveja é vendida a R$ 13 e vaga para estacionar chega a R$ 100
Restaurantes dobram o preço do quilo e sites cobram
R$ 3 mil por ingressos, enquanto Procons tentam coibir os abusos de
preços nas cidades-sede do Mundial
Profissionais, comerciantes e empresários tupiniquins parecem ter aproveitado a Copa do Mundo no País para aplicar o famoso jeitinho brasileiro e lucrar mais com o aumento da procura por serviços pelos turistas durante o evento.
Unidades dos Procons nas cidades-sedes do evento receberam diversas denúncias por práticas abusivas nas relações de consumo. Entre os casos que chamam atenção, estão a cobrança de até R$ 120 por período em estacionamentos perto dos estádios, corridas sem taxímetro, preço diferente para estrangeiros em restaurantes e até taxa de cobrança para entrar em bares.
Estacionamentos cobram somente por período
O Procon-PR, no Paraná, classificou os preços cobrados por estacionamentos no entorno da Arena da Baixada como "exorbitantes". Consumidores denuciaram taxas entre R$ 50 e R$ 100 por período durante os jogos, mais que o dobro do valor de R$ 20 cobrado em dias comuns.
Geralmente, os preços mais altos são negociados diretamente com os consumidores e não aparecem em placas ou nas fachadas dos estabelecimentos.
E também: Aluguel de quarto na Copa chega a R$ 60 mil
O órgão de defesa do consumidor também recebeu denúncias de que os estabelecimentos se recusaram a cobrar valores por hora em dias de jogo. A prática, aponta o Procon-PR, contraria o Código de Defesa do Consumidor.
Os estabelecimentos flagrados cometendo as irregularidades foram notificados pelo órgão do Estado. Agora, devem ser incluídos em um processo administrativo e podem ser multados.
O Procon-RJ também recebeu queixas de estacionamentos que cobravam em torno de R$ 100 ao redor do Maracanã. O órgão planeja fazer uma operação para questionar os motivos do aumento junto aos comerciantes. Caso o órgão identifique prática abusiva, os estacionamentos podem ser multados.
Restaurantes sobem preços e bares criam taxa de entrada
No Rio de Janeiro, consumidores apontaram ao Procon-RJ que quatro restaurantes no bairro de Ipanema têm praticado preços diferenciados durante o Mundial. Em um deles, a cobrança do quilo da comida subiu de R$ 40 para R$ 80. Questionado por moradores da região, o dono de um dos estabelecimentos chegou a apontar que cobraria o "preço antigo" para o frequentador.
Fábio Domingos, diretor de fiscalização do Procon-RJ, ressalta que o órgão não regula preços, mas pode questionar prática abusiva. "Não podemos multar um estabelecimento por cobrar um preço mais alto. Porém, podemos pedir para que explique a razão da cobrança. Tem muita gente tirando proveito da Copa", diz.
E também: Copa: "Não devo satisfação a governo", diz diretor de associação de hotéis
Apesar de ter feito uma operação preventiva, o Procon-MT, de Mato Grosso, registrou irregularidades praticadas por bares. Desde outubro do ano passado, o órgão havia mapeado os preços cobrados por hotéis e bares em Cuiabá.
Durante a Copa, os preços não foram reajustados, mas, para driblar a restrição, os bares passaram a cobrar uma tarifa pela entrada dos torcedores, sem aparentemente haver um serviço diferenciado que justifique a cobrança. O preço da taxa de entrada aumenta após os jogos na cidade, e passam de R$ 10 para R$ 40 na região da Praça Popular.
Em Curitiba (PR), lanchonetes no aeroporto Alfonso Pena não exibiam cardápio com preços aos clientes. Após reclamação e atuação do Procon, a prática irregular foi solucionada.
Nos estádios, os torcedores reclamam dos preços de lanches e bebidas. Na Arena Corinthians, em São Paulo, durante o jogo de abertura do Mundial, uma cerveja custava R$ 7 fora do estádio e R$ 13 (Budweiser 475 ml) dentro da arena, conforme cardápio divulgado pela Fifa, quase o dobro. No estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, comerciantes cobravam R$ 10 pela pipoca e R$ 6 pela água, de acordo com a tabela da organizadora do evento.
Taxistas desligam os taxímetros
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, decidiu fiscalizar os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio, para verificar se os taxistas locais estavam cometendo irregularidades.
Os profissionais em ambos aeroportos foram alvo de denúncias feitas por turistas devido à cobrança de corridas sem o uso do taxímetro ou tabela de preços, o que é proibido por lei.
Corridas que deveriam custar R$ 30 custaram R$ 120 aos torcedores. "Caso a pessoa não aceite o valor, os taxistas mandam descer. Não há negociação", diz Domingos, do Procon-RJ.
Os taxistas também abordam os turistas no saguão dos aeroportos e, ao negociar o preço da corrida, dão descontos, apontam as denúncias. Porém, os profissionais utilizam como base a tabela de preços de carro especial, e transportam o turista em um carro comum, cujo preço é menos da metade do especial. "O viajante pensa que fez bom negócio quando, na verdade, está pagando mais caro", diz o diretor de fiscalização.
O Procon-RJ planeja fazer operações semelhantes. "Não flagramos ninguém ainda, mas a fiscalização acaba coibindo a prática", afirma Domingos. Durante a operação, a equipe distribui cartilhas que explicam aos turistas como funcionam as corridas. "Sabemos que não são todos os profissionais que trabalham assim, mas eles acabam manchando a imagem da categoria e da cidade".
Além de multa a partir de R$ 240, os taxistas podem sofrer sanções como perda de licença para trabalhar, caso sejam flagrados.
Cambistas cobram até oito vezes mais por ingresso
Preços abusivos também são cobrados por cambistas. Sites de ingressos como o Live Football Ticket cobram € 791,35 (R$ 3 mil) por ingressos no setor 3 em uma partida das quartas de final no Maracanã, no dia 4 de julho, enquanto a entrada no mesmo setor custa cerca de R$ 380 para estrangeiros no site da Fifa, uma diferença de oito vezes.
Profissionais, comerciantes e empresários tupiniquins parecem ter aproveitado a Copa do Mundo no País para aplicar o famoso jeitinho brasileiro e lucrar mais com o aumento da procura por serviços pelos turistas durante o evento.
Unidades dos Procons nas cidades-sedes do evento receberam diversas denúncias por práticas abusivas nas relações de consumo. Entre os casos que chamam atenção, estão a cobrança de até R$ 120 por período em estacionamentos perto dos estádios, corridas sem taxímetro, preço diferente para estrangeiros em restaurantes e até taxa de cobrança para entrar em bares.
Estacionamentos cobram somente por período
O Procon-PR, no Paraná, classificou os preços cobrados por estacionamentos no entorno da Arena da Baixada como "exorbitantes". Consumidores denuciaram taxas entre R$ 50 e R$ 100 por período durante os jogos, mais que o dobro do valor de R$ 20 cobrado em dias comuns.
Geralmente, os preços mais altos são negociados diretamente com os consumidores e não aparecem em placas ou nas fachadas dos estabelecimentos.
E também: Aluguel de quarto na Copa chega a R$ 60 mil
O órgão de defesa do consumidor também recebeu denúncias de que os estabelecimentos se recusaram a cobrar valores por hora em dias de jogo. A prática, aponta o Procon-PR, contraria o Código de Defesa do Consumidor.
Os estabelecimentos flagrados cometendo as irregularidades foram notificados pelo órgão do Estado. Agora, devem ser incluídos em um processo administrativo e podem ser multados.
O Procon-RJ também recebeu queixas de estacionamentos que cobravam em torno de R$ 100 ao redor do Maracanã. O órgão planeja fazer uma operação para questionar os motivos do aumento junto aos comerciantes. Caso o órgão identifique prática abusiva, os estacionamentos podem ser multados.
Restaurantes sobem preços e bares criam taxa de entrada
No Rio de Janeiro, consumidores apontaram ao Procon-RJ que quatro restaurantes no bairro de Ipanema têm praticado preços diferenciados durante o Mundial. Em um deles, a cobrança do quilo da comida subiu de R$ 40 para R$ 80. Questionado por moradores da região, o dono de um dos estabelecimentos chegou a apontar que cobraria o "preço antigo" para o frequentador.
Fábio Domingos, diretor de fiscalização do Procon-RJ, ressalta que o órgão não regula preços, mas pode questionar prática abusiva. "Não podemos multar um estabelecimento por cobrar um preço mais alto. Porém, podemos pedir para que explique a razão da cobrança. Tem muita gente tirando proveito da Copa", diz.
E também: Copa: "Não devo satisfação a governo", diz diretor de associação de hotéis
Apesar de ter feito uma operação preventiva, o Procon-MT, de Mato Grosso, registrou irregularidades praticadas por bares. Desde outubro do ano passado, o órgão havia mapeado os preços cobrados por hotéis e bares em Cuiabá.
Durante a Copa, os preços não foram reajustados, mas, para driblar a restrição, os bares passaram a cobrar uma tarifa pela entrada dos torcedores, sem aparentemente haver um serviço diferenciado que justifique a cobrança. O preço da taxa de entrada aumenta após os jogos na cidade, e passam de R$ 10 para R$ 40 na região da Praça Popular.
Em Curitiba (PR), lanchonetes no aeroporto Alfonso Pena não exibiam cardápio com preços aos clientes. Após reclamação e atuação do Procon, a prática irregular foi solucionada.
Nos estádios, os torcedores reclamam dos preços de lanches e bebidas. Na Arena Corinthians, em São Paulo, durante o jogo de abertura do Mundial, uma cerveja custava R$ 7 fora do estádio e R$ 13 (Budweiser 475 ml) dentro da arena, conforme cardápio divulgado pela Fifa, quase o dobro. No estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, comerciantes cobravam R$ 10 pela pipoca e R$ 6 pela água, de acordo com a tabela da organizadora do evento.
Taxistas desligam os taxímetros
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, decidiu fiscalizar os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio, para verificar se os taxistas locais estavam cometendo irregularidades.
Os profissionais em ambos aeroportos foram alvo de denúncias feitas por turistas devido à cobrança de corridas sem o uso do taxímetro ou tabela de preços, o que é proibido por lei.
Corridas que deveriam custar R$ 30 custaram R$ 120 aos torcedores. "Caso a pessoa não aceite o valor, os taxistas mandam descer. Não há negociação", diz Domingos, do Procon-RJ.
Os taxistas também abordam os turistas no saguão dos aeroportos e, ao negociar o preço da corrida, dão descontos, apontam as denúncias. Porém, os profissionais utilizam como base a tabela de preços de carro especial, e transportam o turista em um carro comum, cujo preço é menos da metade do especial. "O viajante pensa que fez bom negócio quando, na verdade, está pagando mais caro", diz o diretor de fiscalização.
O Procon-RJ planeja fazer operações semelhantes. "Não flagramos ninguém ainda, mas a fiscalização acaba coibindo a prática", afirma Domingos. Durante a operação, a equipe distribui cartilhas que explicam aos turistas como funcionam as corridas. "Sabemos que não são todos os profissionais que trabalham assim, mas eles acabam manchando a imagem da categoria e da cidade".
Além de multa a partir de R$ 240, os taxistas podem sofrer sanções como perda de licença para trabalhar, caso sejam flagrados.
Cambistas cobram até oito vezes mais por ingresso
Preços abusivos também são cobrados por cambistas. Sites de ingressos como o Live Football Ticket cobram € 791,35 (R$ 3 mil) por ingressos no setor 3 em uma partida das quartas de final no Maracanã, no dia 4 de julho, enquanto a entrada no mesmo setor custa cerca de R$ 380 para estrangeiros no site da Fifa, uma diferença de oito vezes.
Fonte: Ig Notícias - 25/06/2014
terça-feira, 24 de junho de 2014
Banco é condenado por negativar duas vezes mesmo cliente sem motivo
por Reinaldo Chaves
O banco Santander e uma empresa de cobrança foram
condenados por incluir o nome de uma cliente pela segunda vez em um
serviço de restrição ao crédito, mesmo a dívida já tendo sido
considerada indevida em 2013. A decisão foi da 16ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Em 2013, a 16ª Câmara de Direito Público do TJ-SP já tinha dado ganho de causa
para a mulher em julho, quando ela questionou a inclusão de seu nome
na Serasa, mas pouco tempo depois seu nome foi negativado de novo.
Ela abriu a conta em agosto de 2007, atendendo a pedido de seu
empregador. Dois meses depois, foi demitida e pediu verbalmente o
encerramento da conta. Depois de quatro anos, no entanto, descobriu que
o Santander cobrara tarifas sobre a conta corrente. Além disso, foram
feitos saques e solicitados empréstimos ligados à conta.
Segundo o advogado que defendeu a correntista, Pablo Dotto,
do escritório Monteiro, Dotto e Monteiro Advogados, já após dez dias
da primeira decisão, o nome da mulher voltou a ser negativado. Ele
explica que a dívida dela foi “vendida” para uma instituição
especializada em cobrar dívidas de terceiros, a Fundo de Investimento
de Direitos Creditórios não Padronizados.
“Essa prática é muito comum, os bancos vendem dívidas para serem
cobradas por terceiros. O que nunca tive conhecimento é uma dívida, que
já foi considerada inexistente pela Justiça, causar a negativação pela
segunda vez do nome de uma pessoa”, comenta.
O caso foi julgado de novo, agora na 16ª Vara Cível do TJ-SP, pelo juiz
Rogério Marrone de Castro Sampaio, tendo como réus o Santander e a
empresa Fundo de Investimento. O banco afirmou ser parte ilegítima no
processo e defendeu a regularidade dos créditos. Já a empresa que
comprou a suposta dívida não apresentou contestação.
Respondem solidariamente
Sampaio considerou erro das duas rés. Ele afirmou que o Santander foi
negligente ao ceder os créditos para a empresa, “mesmo depois da
declaração de sua inexigibilidade, reconhecida em ação penal da qual foi
parte”. Já a Fundo de Investimento incluiu o nome da mulher em órgão
de proteção ao crédito “sem se certificar da idoneidade desses
créditos”.
“Atuaram como partícipes na causação do dano alegado pela autora. Como
consequência, respondem solidariamente, nos termos do artigo 942,
parágrafo único do Código Civil”, concluiu.
A decisão reconheceu a presença de dano moral com o arbitramento de uma
indenização de R$ 12 mil e os débitos, de R$ 3.181,66, continuaram
sendo considerados indevidos.
Dotto afirma que vai pedir a revisão da indenização. “O valor ficou
muito próximo da primeira, que foi de R$ 10 mil. O valor deve ser maior
para ter um peso pedagógico também”, defende.
O Santander por meio de sua assessoria de imprensa informou que não se pronuncia em casos que estão sob o exame da Justiça.
Fonte: Conjur - Consultor Jurídico - 23/06/2014 - Processo 1003792-48.2014.8.26.0100
Clique para ver a íntegra da DECISÃO
quarta-feira, 4 de junho de 2014
HISTORIADOR MARCO ANTONIO VILLA DIZ, O GOVERNO DILMA JÁ ACABOU
O históriador Marco Antonio Villa diz em seu artigo desta terça-feira:
"O governo Dilma definha a olhos vistos. Caminha para um fim melancólico. Os agentes econômicos têm plena consciência de que não podem esperar nada de novo. Cada declaração do ministro da Fazenda é recebida com desdém. As previsões são desmentidas semanas depois. Os planos não passam de idéias ao vento. O governo caiu no descrédito. Os ministérios estão paralisados. O que se mantém é a rotina administrativa. O governo se arrasta como um jogador de futebol, em fim de carreira, aos 40 minutos do segundo tempo, em uma tarde ensolarada. Apesar do fracasso — e as pífias taxas de crescimento do PIB estão aí para que não haja nenhum desmentido —, Dilma é candidata à reeleição. São aquelas coisas que só acontecem no Brasil. Em qualquer lugar do mundo, após uma pálida gestão, o presidente abdicaria de concorrer. Não aqui. E, principalmente, tendo no governo a máquina petista que, hoje, só sobrevive como parasita do Estado. A permanência no poder é a essência do projeto petista. Todo o resto é absolutamente secundário. O partido necessita da estrutura estatal para financeiramente se manter e o mesmo se aplica às suas lideranças — além dos milhares de assessores. É nesta conjuntura que o partido tenta a todo custo manter o mesmo bloco que elegeu Dilma em 2010. E tem fracassado. Muitos dos companheiros de viagem já sentiram que os ventos estão soprando em sentido contrário. Estão procurando a oposição para manter o naco de poder que tiveram nos últimos 12 anos. O desafio para a oposição é como aproveitar esta divisão sem reproduzir a mesma forma de aliança que sempre condenou. Como o cenário político foi ficando desfavorável à permanência do petismo, era mais que esperada a constante presença de Lula como elemento motivador e agregador para as alianças. Sabe, como criador, que o fracasso eleitoral da criatura será também o seu. Mas o sentimento popular de enfado, de cansaço, também o atingiu. O encanto está sendo quebrado, tanto no Brasil como no Exterior. Hoje suas viagens internacionais não têm mais o apelo do período presidencial. Viaja como lobista utilizando descaradamente a estrutura governamental e intermediando negócios nebulosos à custa do Erário. Se na campanha de 2010 era um presidente que pretendia eleger o sucessor, quatro anos depois a sua participação soa estranha, postiça. A tentativa de transferência do carisma fracassou. Isto explica por que Lula tem de trabalhar ativamente na campanha. Dilma deve ficar em um plano secundário quando o processo eleitoral efetivamente começar. Ela não tem o que apresentar. O figurino de faxineira, combatente da corrupção, foi esquecido. Na história da República, não houve um quadriênio com tantas acusações de “malfeitos” e desvios bilionários, como o dela. O figurino de gerentona foi abandonado com a sucessão de “pibinhos”. O que restou? Nada. Lula está como gosta. É o centro das atenções. Acredita que pode novamente encarnar o personagem de Dom Sebastião. Em um país com uma pobre cultura democrática, não deve ser desprezada a sua participação nas eleições. A paralisia política tem reflexos diretos na gestão governamental. As principais obras públicas estão atrasadas. Boa parte delas, além do atraso, teve majorados seus custos. Em três anos e meio, Dilma não conseguiu entregar nenhuma obra importante de infraestrutura. Isto em um país com os conhecidos problemas nesta área e que trazem sérios prejuízos à economia. Mas quando a ideologia se sobrepõe aos interesses nacionais não causa estranheza o investimento de US$ 1 bilhão na modernização e ampliação do porto de Mariel. Ou seja, a ironia da história é que a maior ação administrativa do governo Dilma não foi no Brasil, mas em Cuba. Os investimentos de longo prazo foram caindo, os gastos para o desenvolvimento de educação, ciência e tecnologia são inferiores às necessidades de um país com as nossas carências. Não há uma área no governo que tenha cumprido suas metas, se destacado pela eficiência e que o ministro — alguém lembra o nome de ao menos cinco deles? — tenha se transformado em referência, positiva, claro, pois negativa não faltam candidatos. O irresponsável namoro com o populismo econômico levou ao abandono das contas públicas, das metas de inflação e ao desequilíbrio das tarifas públicas. Basta ver o rombo produzido no setor elétrico. A ação governamental ficou pautada exclusivamente pela manutenção do PT no poder. As intervenções estatais impuseram uma lógica voluntarista e um estatismo fora de época. Basta citar as fabulosas injeções de capital — via Tesouro — para o BNDES e os generosos empréstimos (alguns, quase doações) ao grande capital. E a dívida pública, que está próxima dos R$ 2,5 trilhões? No campo externo as opções escolhidas pelo governo foram as piores possíveis. Mais uma vez foi a ideologia que deu o tom. Basta citar um exemplo: a opção preferencial pelo Mercosul. Enquanto isso, o eixo dinâmico da economia mundial está se transferindo para a região Ásia-Pacífico. Ainda não sabemos plenamente o significado para o País desta gestão. Mas quando comparamos os nossos índices de crescimento do PIB com os dos países emergentes ou nossos vizinhos da América Latina, o resultado é assustador. É possível estimar que no quadriênio Dilma a média sequer chegue a 2%. A média dos emergentes é de 5,2%, e da América Latina, de 3,2%. E o governo Dilma ainda tem mais sete meses pela frente. Meses de paralisia econômica. Haja agonia.
"O governo Dilma definha a olhos vistos. Caminha para um fim melancólico. Os agentes econômicos têm plena consciência de que não podem esperar nada de novo. Cada declaração do ministro da Fazenda é recebida com desdém. As previsões são desmentidas semanas depois. Os planos não passam de idéias ao vento. O governo caiu no descrédito. Os ministérios estão paralisados. O que se mantém é a rotina administrativa. O governo se arrasta como um jogador de futebol, em fim de carreira, aos 40 minutos do segundo tempo, em uma tarde ensolarada. Apesar do fracasso — e as pífias taxas de crescimento do PIB estão aí para que não haja nenhum desmentido —, Dilma é candidata à reeleição. São aquelas coisas que só acontecem no Brasil. Em qualquer lugar do mundo, após uma pálida gestão, o presidente abdicaria de concorrer. Não aqui. E, principalmente, tendo no governo a máquina petista que, hoje, só sobrevive como parasita do Estado. A permanência no poder é a essência do projeto petista. Todo o resto é absolutamente secundário. O partido necessita da estrutura estatal para financeiramente se manter e o mesmo se aplica às suas lideranças — além dos milhares de assessores. É nesta conjuntura que o partido tenta a todo custo manter o mesmo bloco que elegeu Dilma em 2010. E tem fracassado. Muitos dos companheiros de viagem já sentiram que os ventos estão soprando em sentido contrário. Estão procurando a oposição para manter o naco de poder que tiveram nos últimos 12 anos. O desafio para a oposição é como aproveitar esta divisão sem reproduzir a mesma forma de aliança que sempre condenou. Como o cenário político foi ficando desfavorável à permanência do petismo, era mais que esperada a constante presença de Lula como elemento motivador e agregador para as alianças. Sabe, como criador, que o fracasso eleitoral da criatura será também o seu. Mas o sentimento popular de enfado, de cansaço, também o atingiu. O encanto está sendo quebrado, tanto no Brasil como no Exterior. Hoje suas viagens internacionais não têm mais o apelo do período presidencial. Viaja como lobista utilizando descaradamente a estrutura governamental e intermediando negócios nebulosos à custa do Erário. Se na campanha de 2010 era um presidente que pretendia eleger o sucessor, quatro anos depois a sua participação soa estranha, postiça. A tentativa de transferência do carisma fracassou. Isto explica por que Lula tem de trabalhar ativamente na campanha. Dilma deve ficar em um plano secundário quando o processo eleitoral efetivamente começar. Ela não tem o que apresentar. O figurino de faxineira, combatente da corrupção, foi esquecido. Na história da República, não houve um quadriênio com tantas acusações de “malfeitos” e desvios bilionários, como o dela. O figurino de gerentona foi abandonado com a sucessão de “pibinhos”. O que restou? Nada. Lula está como gosta. É o centro das atenções. Acredita que pode novamente encarnar o personagem de Dom Sebastião. Em um país com uma pobre cultura democrática, não deve ser desprezada a sua participação nas eleições. A paralisia política tem reflexos diretos na gestão governamental. As principais obras públicas estão atrasadas. Boa parte delas, além do atraso, teve majorados seus custos. Em três anos e meio, Dilma não conseguiu entregar nenhuma obra importante de infraestrutura. Isto em um país com os conhecidos problemas nesta área e que trazem sérios prejuízos à economia. Mas quando a ideologia se sobrepõe aos interesses nacionais não causa estranheza o investimento de US$ 1 bilhão na modernização e ampliação do porto de Mariel. Ou seja, a ironia da história é que a maior ação administrativa do governo Dilma não foi no Brasil, mas em Cuba. Os investimentos de longo prazo foram caindo, os gastos para o desenvolvimento de educação, ciência e tecnologia são inferiores às necessidades de um país com as nossas carências. Não há uma área no governo que tenha cumprido suas metas, se destacado pela eficiência e que o ministro — alguém lembra o nome de ao menos cinco deles? — tenha se transformado em referência, positiva, claro, pois negativa não faltam candidatos. O irresponsável namoro com o populismo econômico levou ao abandono das contas públicas, das metas de inflação e ao desequilíbrio das tarifas públicas. Basta ver o rombo produzido no setor elétrico. A ação governamental ficou pautada exclusivamente pela manutenção do PT no poder. As intervenções estatais impuseram uma lógica voluntarista e um estatismo fora de época. Basta citar as fabulosas injeções de capital — via Tesouro — para o BNDES e os generosos empréstimos (alguns, quase doações) ao grande capital. E a dívida pública, que está próxima dos R$ 2,5 trilhões? No campo externo as opções escolhidas pelo governo foram as piores possíveis. Mais uma vez foi a ideologia que deu o tom. Basta citar um exemplo: a opção preferencial pelo Mercosul. Enquanto isso, o eixo dinâmico da economia mundial está se transferindo para a região Ásia-Pacífico. Ainda não sabemos plenamente o significado para o País desta gestão. Mas quando comparamos os nossos índices de crescimento do PIB com os dos países emergentes ou nossos vizinhos da América Latina, o resultado é assustador. É possível estimar que no quadriênio Dilma a média sequer chegue a 2%. A média dos emergentes é de 5,2%, e da América Latina, de 3,2%. E o governo Dilma ainda tem mais sete meses pela frente. Meses de paralisia econômica. Haja agonia.
Fonte: Vide Versus
INFRAERO INVESTE MENOS DE 7% NOS AEROPORTOS DE FORTALEZA E PORTO ALEGRE
Dois dos aeroportos situados em cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo
estão com baixíssima execução do investimento previsto para este ano. O
Aeroporto Internacional de Fortaleza tem ação programada para construir
um segundo terminal de passageiros orçado em R$ 148,6 milhões e menos de
1% do valor a ser investido foi executado até abril, isto é, apenas R$
1,1 milhão. Em situação semelhante está o Aeroporto Internacional de
Porto Alegre, com R$ 344,8 milhões previstos para obras de adequação do
local e apenas 6% do valor foi realmente executado, o que corresponde a
R$ 22 milhões. Ao levar em conta que este quadro se refere ao segundo
bimestre de 2014, o ideal é que a execução estivesse com um terço do
valor já aplicado. Dessa forma, para o de Fortaleza, já deviam estar
aplicados R$ 49,5 milhões, e para o de Porto Alegre, R$ 115 milhões. A
Infraero afirmou que os dois aeroportos mencionados estão preparados
para atender a demanda prevista para a Copa. Em Fortaleza, a obra de
reforma e ampliação do terminal de passageiros teve contrato rescindido.
De acordo com a estatal, ela já está em acordo para retomar os
trabalhos. “Todavia, antes da rescisão, foram concluídas a ampliação em
4,6 mil metros quadrados da área de equipamentos de rampa e a construção
de uma nova sala de embarque doméstico de 1.350 metros quadrados, além
da ampliação do pátio de aeronaves, que passou de 134,7 mil metros
quadrados para 163,2 mil metros quadrados”, explica. Ainda segundo a
Infraero, foi instalado um terminal remoto temporário para ampliar a
capacidade do aeroporto. Em relação ao aeroporto de Porto Alegre, a
Infraero afirmou que o Salgado Filho tem capacidade para 15,2 milhões de
passageiros ao ano e que a demanda prevista para 2014 é de 10,7 milhões
de embarques e desembarques. “Todavia, a Infraero está avaliando a
situação do contrato com base nos relatórios de fiscalização para
definir as medidas que deve tomar em relação à contratada”, conclui. A
Infraero teve autorização orçamentária para investir R$ 1,7 bilhão em
2014. Até o fim de abril, apenas R$ 377,3 milhões foram aplicados, menos
de 23% do total liberado. As obras em aeroportos que vão receber a Copa
do Mundo receberam 57% do valor investido pela estatal, o que equivale a
R$ 213,4 milhões. A estatal afirmou que a execução orçamentária da
Infraero é tradicionalmente maior no segundo semestre, quando os
processos de contratação são concluídos e as medições dos investimentos
em andamento são finalizadas. Além das já citadas intervenções em
Fortaleza e Porto Alegre, os aeroportos de Confins (MG), Santos Dumont e
Galeão no Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Manaus (AM), Salvador (BA),
Cuiabá (MT), São Gonçalo do Amarante (RN) e Viracopos (SP) também estão
recebendo investimentos da Infraero. Ao todo, R$ 817,4 milhões estão
previstos para serem aplicados pela estatal nos aeroportos da Copa. À
exceção das obras de adequação do Aeroporto de Goiânia, que já receberam
22% dos R$ 165 milhões autorizados, as intervenções em aeroportos de
cidades que não vão receber o Mundial estão abaixo de 10%. É o caso das
obras de construção de terminal de passageiros, sistemas de pistas e
pátios, estacionamento e acesso viário no aeroporto de Florianópolis.
Dos R$ 181,4 milhões autorizados para investimentos, apenas R$ 13, 7
milhões foram aplicados, 8% do total. Com a mesma execução de
Florianópolis estão as obras de execução dos aeroportos de Macaé (RJ) e
de São Luís (MA). Sobre o Aeroporto de Macaé, a Infraero afirmou que a
obra do novo terminal teve início em outubro de 2013 e está em
andamento. A construção da nova torre está em fase final de execução
(obras civis). Em Florianópolis, a empresa disse que está avaliando a
situação do contrato com base nos relatórios de fiscalização para
definir as medidas que deve tomar em relação à contratada. Já foi
aplicada uma multa no valor de R$ 161.750,24 e, no momento, a estatal
avalia a hipótese de instaurar processo administrativo para rescindir o
contrato, uma vez que – além da questão trabalhista – a execução da obra
está em atraso. Em São Luís, quanto às obras de ampliação do terminal, a
Infraero afirmou que o contrato está em processo de rescisão. “Apesar
disso, essa situação não afeta as operações do aeroporto, uma vez que a
demanda já é atendida pela infraestrutura atualmente disponível”, afirma
a estatal. A iniciativa que prevê a adequação do Aeroporto de Vitória
(ES), só recebeu 3% dos investimentos previstos. Apenas R$ 4,7 milhões
foram aplicados da dotação de R$ 152,6 milhões. Em situação pior
encontra-se as obras no Aeroporto de Macapá (AP). Nenhum centavo foi
investido na construção do terminal de passageiros, que está orçada em
R$ 90,9 milhões. Em relação ao Aeroporto de Vitória, a Infraero afirma
que a obra para construção do novo terminal de passageiros ainda não foi
contratada. “No momento, trabalhamos na na elaboração de um edital para
licitação dos serviços”, explica. Segundo a estatal, a obra no
Aeroporto de Macapá não foi contratada. “O edital para contratação da
obra de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de
Macapá está previsto para ser publicado em julho deste ano”, encerra.
Ações que não estão diretamente relacionadas a obras de infraestrutura
dos aeroportos são, no geral, bem executadas. A chamada “Manutenção da
Infraestrutura Aeroportuária”, ação nacional com objetivo de adequar a
prestação dos serviços aeroportuários e a capacidade de processamento de
aeronaves, passageiros e cargas à demanda existente e futura, já teve
um investimento de R$ 80,7 milhões, cerca de 271% do total previsto.
Para a “Manutenção dos Sistemas de Proteção de Voo” já foram
desembolsados R$ 10,1 milhões, 127% do orçado inicialmente. Outra ação
nacional, chamada “Manutenção e Adequação de ativos de Informática,
Informação e Teleprocessamento”, teve execução ainda maior que o
esperado. Foram pagos R$ 2,9 milhões, o que corresponde a 145% do
orçado. Por fim, a Infraero aplicou R$ 8,4 milhões, 836% do previsto
para investimento, na ação “Manutenção e Adequação de Bens Móveis,
Veículos, Máquinas e Equipamentos”.
Fonte: Vide Versus
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